Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Desafio Voluntário engaja comunidade bento-gonçalvense em prol da solidariedade
09/09/2019 11:25 em NOTÍCIA/GERAL

Empresas e pessoas físicas promoveram diversas ações beneméritas durante os dias 26 e 27 de agosto em entidades assistenciais, hospitais, escolas e locais públicos do município

Nobre e significativo por essência, o ato de voluntariar é capaz de atingir proporções transformadoras quando se converte em uma corrente do bem. Assim foi com Desafio Voluntário 2019, promovido pela ONG Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves. Empresas e pessoas físicas uniram-se com o intuito de promover uma verdadeira onda de solidariedade. Neste ano, diversas ações se concentraram nos dias 26 e 27 de agosto – quando ocorreu a iniciativa em alusão ao Dia do Voluntariado, comemorado no dia 28 do mesmo mês.

Foram várias atividades realizadas pela cidade durante os dois dias – a começar por um ato nobre que pode, literalmente, salvar vidas: doar sangue. Um grupo de 20 voluntários, colaboradores do Hospital Tacchini, se deslocou até o Hemocentro Regional de Caxias do Sul para abastecer os estoques da instituição – beneficiando, de forma direta, cerca de 100 pessoas que aguardam na fila para doação. Também na área da saúde, três voluntárias decidiram dedicar seu tempo tornando o dia de quem está internado em um ambiente hospitalar um pouco melhor. Juntas, elas contaram histórias e descontraíram ao lado de mais de 120 pacientes da ala do SUS do Hospital Tacchini.

Desapegar, no bom sentido, e destinar peças de roupas a quem mais necessita foi a forma encontrada pelo jornal Integração da Serra de se integrar ao desafio e, assim, fazer sua parte no fortalecimento da corrente benemérita. As doações foram entregues na Ação Social São Roque. Já a Associação Pró-Autistas Conquistar (APAC) recebeu donativos vindos de duas empresas locais: a Exata Comunicação, que entregou materiais de expediente e guloseimas na entidade, e a Netfar, que arrecadou materiais de limpeza – uma das principais demandas da associação.

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços do município, entidade mantenedora da ONG, também fez sua boa ação: foram 144 litros de leite destinados ao Lar do Ancião. A própria Parceiros Voluntários também se engajou ao movimento e adotou uma praça para atividades de limpeza e plantação de flores. “A adesão da comunidade bento-gonçalvense ao Desafio Voluntário reforça o viés solidário que a nossa região cultiva. Independentemente de qual seja a época do ano, fazer o bem sempre é válido – e a Parceiros Voluntários segue durante o ano inteiro intermediando ações que venham a agregar para o bem-estar social”, enfatiza a coordenadora da ONG, Angélica Somenzi.

Aposta na educação como fator de transformação social

Outra iniciativa contemplada pelo Desafio Voluntário traduziu a esperança de um futuro melhor por meio da educação: a arrecadação e entrega de livros didáticos à Escola Municipal de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz.

Responsável pela ação, a professora e voluntária Daiane Carine Prediger, de 32 anos, distribuiu pontos de coleta em vários espaços da cidade. Parte do material já foi entregue, mas a campanha segue até o final de agosto. “Sou voluntária a menos de um mês e minha maior motivação é o fato de acreditar na educação como ação transformadora da realidade, deixando nossa contribuição na comunidade onde estamos inseridos”, comenta.

Como foi o Desafio Voluntário

Em 2019, o Desafio Voluntário uniu quatro cidades da Serra: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Marau e Nova Prata. Por meio da divulgação das ONGs, a comunidade foi convidada a planejar uma ação voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol de quem mais necessita. Depois, os voluntários precisaram escolher o local onde a ação viria a ser desenvolvida – como escolas, organizações sociais, creches, praças, hospitais, etc. Então, bastava registrar a iniciativa na Parceiros Voluntários por meio de uma ficha de cadastro e registrar as ações nas redes sociais com a #DesafioVoluntárioSerraProdução – a fim de contabilizar as atividades realizadas.

exata

foto:Apac

COMENTÁRIOS