Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
CDL-BG comemora 50 anos e lança livro resgatando sua história junto ao comércio
11/08/2019 20:19 em NOTÍCIA/GERAL

Produzida por Paula Valduga, obra retrata marcos da trajetória do varejo local

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves compartilha a celebração de seu 50º aniversário em uma confraternização que integra a entidade, seus associados e a comunidade em um momento de reverência ao passado e renovação do compromisso com o futuro. Esse encontro especial está agendado para a noite de 16 de agosto, às 19h30, no Clube Aliança – e será a oportunidade, também, para outra passagem marcante: o lançamento do livro que narra a trajetória da entidade, contando como ela está fortemente atrelada à história do comércio no município.

A riqueza de significados trazidos à tona, nessa noite, começa com a escolha do local que acolhe a confraternização. Foi nas dependências do Clube Aliança que o embrião da atual CDL-BG começou a ser concebido. A presença de presidentes que comandaram a entidade ao longo das décadas, os quais serão homenageados, promete proporcionar um encontro marcante, de lembranças do passado e, principalmente, reflexões sobre o futuro – do setor e da entidade.

“O aniversário de 50 anos da CDL-BG é um momento ímpar de reconhecimento às personalidades que tanto colaboraram não apenas para a evolução da entidade, mas sobretudo com o desenvolvimento e fortalecimento do comércio local. Também é uma oportunidade de renovarmos nosso compromisso com o futuro, na condição de entidade representativa e associativista, que trabalha pelo sucesso dos seus associados e da comunidade onde está inserida”, diz o presidente Marcos Carbone. A CDL-BG foi fundada em 12 de agosto de 1969.

Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455.0555.

Obra icônica

Concebida pela jornalista Paula Valduga, a obra que conta a história da CDL-BG exibe mais de 250 páginas, que retratam desde o surgimento da entidade até seus dias atuais. Ali será possível acompanhar o resgate dos principais fatos das gestões dos 27 presidentes que comandaram a CDL e a trajetória de diversas lojas icônicas da cidade.

Após um ano intenso de trabalho, Paula e uma equipe de curadoria selecionaram estabelecimentos comerciais que contribuíram para o desenvolvimento do varejo bento-gonçalvense. As histórias deles e os relatos de ex-presidentes compõem a maior parte da obra, que contém também dados de pesquisas bibliográficas.

“Quando começaram as conversas sobre como seria contada a história dos 50 anos da CDL, ficou definido, obviamente, que o ponto de partida seria o início do SPC, que deu origem à entidade, e entrevistas com os ex-presidentes que estão vivos. Porém, sugeri que a história saísse das paredes da entidade e chegasse ao varejo, à rua”, destaca Paula.

Além de se tornar mais interessante para os leitores, já que lojas tradicionais fazem parte das memórias não apenas de comerciantes, mas também de consumidores, o livro entregaria para Bento Gonçalves uma parte da história do comércio, de acordo com a autora. “Foram escolhidos alguns estabelecimentos, a partir de critérios estabelecidos por nós, e recuperados momentos emblemáticos vividos por comerciantes e contados por eles próprios ou por seus familiares nesses 50 anos. A CDL só tem uma trajetória porque existe o comércio. Ela foi criada para proteger o crédito e fortalecer os lojistas”, enfatiza.

Confira um trecho exclusivo retirado do livro: 

"Da janela do seu escritório de advocacia, no 14º andar do Wall Street Business Center (torre comercial do Shopping Bento), o advogado Carlos José Perizzolo olha para o comércio da cidade e conta essa história. Foi do bureau de cobranças dele, para o qual o temido “homem do casaco vermelho” trabalhava, que surgiu a entidade que hoje reúne mais de 560 associados e completa, em 2019, 50 anos. A história da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) inicia antes da sua fundação, assinada no dia 12 de agosto de 1969. Ela começa no dia em que um estudante de Direito de 26 anos decide não esperar se formar para colocar em prática o que estudava em sala de aula”.

SERVIÇO

O que: lançamento do livro que narra a trajetória do comércio bento-gonçalvense e da CDL-BG

Quando: dia 16 de agosto, a partir das 19h30

Onde: Clube Aliança, na Rua Marechal Deodoro, 127, no Centro de Bento Gonçalves

Mais informações: com a CDL, pelo e-mail cdlbento@cdlbento.com.br ou pelo telefone (54) 3455.0555

texto/foto:exata

COMENTÁRIOS