Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES NO MAIO VERMELHO
23/05/2019 12:18 em SAÚDE/MEDICINA

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Saúde Bucal promove diversas ações no Maio Vermelho, como forma de prevenir o câncer de boca. Além das atividades programadas, o setor trabalha com ações permanentes nas Unidades Básicas de Saúde.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) revelam que o hábito de beber e fumar aumenta em até 20 vezes a chance de uma pessoa desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço. Tumores nessa região correspondem a 3% de todos os tipos de câncer.

Os de cavidade oral, que incluem lábios, língua, assoalho de boca, céu da boca, orofaringe como amígdalas, e de laringe são os tumores mais comuns. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, as estimativas de 2018-2019 apontam a ocorrência de 11.200 novos casos de câncer bucal, sendo muito mais prevalente em homens (10,86 novos casos a cada 10 mil homens) que em mulheres (3,28 novos casos a cada 100 mil mulheres). //Os tumores malignos da cavidade oral, incluindo os de língua, assoalho da boca, gengiva, palato (céu-da-boca) e outros locais da boca, têm associação claramente estabelecida com o hábito de fumar ou mastigar tabaco e com o consumo de álcool.

No entanto, existem evidências do papel do HPV (papilomavírus humano) como possível agente etiológico dos tumores malignos de cavidade oral. As infecções por HPV são transmitidas principalmente, por meio do contato direto, pele-a-pele ou pele-mucosa.

A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de atendimento odontológico em 18 Unidades de Saúde. A coordenadora do setor, Giovana De Bacco, recomenda que em caso de dúvida, o paciente procure a Unidade mais próxima, e ainda ressalta, "os serviços de saúde estão despertando o olhar das pessoas para o auto-exame, identificando qualquer alteração na boca, com ou sem sintomatologia, que não regridam espontaneamente em 15 dias".

/Entre as atividades programadas, nesta sexta-feira, 24, das 7h30 às 11h30 será realizado na ABO Vinhedos, o encontro de cirurgiões-dentistas sobre Estomatologia, que será ministrado pela CD Ieda Milani de Lucena.

A atividade tem como objetivo preparar nos cirurgiões-dentistas para examinar a cavidade oral dos pacientes, diagnosticando, o mais precoce possível, as lesões bucais com suspeita de malignidade.

No dia 31, uma equipe da Saúde Bucal estará na Via Del Vino, das 9h às 15h, para orientar e examinar a comunidade.

Atente para os seguintes sinais: • Ferida na boca que não cicatriza em duas semanas; • Nódulos persistentes no pescoço e em mucosa da bochecha, lábio, assoalho de boca e língua; • Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, indolores ou com leve ardor local em mucosa da boca; • Inchaço na gengiva que dificulta o uso de prótese; • Dificuldade para engolir, falar, mastigar; • Mau hálito e perda de peso sem explicação.

Assessoria de Comunicação Social

COMENTÁRIOS